JUSTIFICATIVA:

 

As artes marciais são sistemas para treinamento de combate, geralmente sem o uso de armas de fogo ou de outros dispositivos modernos. Hoje, as artes marciais, além de praticadas como treinamento militar, policial e de defesa pessoal, também são praticadas como esporte.

 

Esta propositura tem como principal objetivo, dar total apoio e divulgação às artes marciais que englobam várias modalidades de luta.

 

Como é notório, o esporte é responsável por mentes mais limpas, ocupadas e sadias, posto que, incentiva o convívio em grupo, o espírito de competição, e inúmeras outras vantagens.

 

A intenção vai além de fomentar a prática do esporte, é proporcionar que a população conheça um pouco mais sobre as diversas modalidades propiciando aos interessados informações que poderão lhes ajudar a decidir qual arte marcial a se praticar. 

             

Não há estilo de arte marcial melhor que o outro, há estilo mais apropriado para as necessidades e gostos de cada um. Há aqueles que querem praticar um esporte, outros há que querem apenas se exercitar de uma forma mais divertida. Alguns querem aprender a se defender melhor e outros pretendem seguir a profissão de instrutores. Não importa qual seja o seu objetivo, existe uma arte-marcial perfeita para cada cidadão!

 

As artes marciais possuem uma abrangência muito maior do que a simples aplicação de golpes, lutas e apresentações. Quando empregadas no processo ensino aprendizagem têm uma forma diferenciada e envolvente de trabalho. Entre seus objetivos, o desenvolvimento pleno dos alunos está focado, respeitando sempre as suas respectivas características e limitações, trabalhando sem comparações entre indivíduos e sim, com o desempenho individual, com ajuda do coletivo.

 

As artes marciais preparam os praticantes para a vida, proporciona um desenvolvimento corporal e harmônico, visando uma melhor performance e saúde, além da integração social por meio de atividades constantes e com objetivos convergentes.

 

Como esporte educacional também tem como meta, compreender o sentido da vitória e entender que vencer não é simplesmente conquistar uma medalha, mas sim ter a certeza de que fez o melhor que pôde e que se dedicou o máximo possível dentro das possibilidades que lhe foram proporcionadas, respeitando as falhas e virtudes de seus oponentes em todas as situações da vida.

 

Diante do exposto, acreditamos que ao instituirmos a Semana de Artes Marciais no calendário de eventos do Município, estaremos criando mais possibilidades de levar essas informações aos munícipes, e com o devido respeito, submetemos o presente Projeto de Lei à elevada apreciação dos nobres Vereadores que integram esta Casa Legislativa, solicitando desta forma, o apoio dos nobres parlamentares na aprovação deste Projeto de Lei.

 

S/S.,  27 de setembro de 2011.

 

Geraldo Reis

Vereador.